Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

domingo, setembro 04, 2011

Você sabe o que fazer com o óleo de fritura?

Jogar o líquido na pia ajuda a destruir o meio ambiente: veja aqui a maneira correta de descarte
Você sabe o que fazer com o óleo de fritura?
Reprodução

Jornal de Serviço
Oliveira Andrade
Podcast
Em boa parte do país, é comum jogar na pia o óleo de fritura, algo que prejudica o meio ambiente e pode jogar contra a estrutura da casa. Para evitar que isso ocorra, diversas organizações criaram programas que dão o destino correto para o óleo. Um dos exemplos é o Prol (Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura), da Sabesp, que foi descrito por Marcelo Morgado, assessor da Sabesp para Meio Ambiente e Sustentabilidade, em entrevista a Oliveira Andrade.

Morgado destacou que, em

vez de jogar o líquido quente (ou mesmo frio) na pia, o ideal é “colocar o óleo em uma garrafa pet” e levar o produto até um ecoposto ou local de reciclagem espalhado por todo o estado. No site da Sabesp (aqui), existe uma lista de empreendimentos e empresas parceiras e, nestes locais, é possível deixar a garrafa para que o óleo tenha o destino certo.

O problema, continuou ele, é grave: o descarte inadequado provoca poluição como um material orgânico que atinge a água, ou seja, a degradação “suga” o oxigênio dos rios, matando peixes e outros animais aquáticos. Além disso, o líquido forma um “filme” na superfície, impedindo o contato com o vento, que renova o oxigênio do curso d'água.
Por: Gabriel Mandel

Tubarão mata jovem no oeste da Austrália

Vítima pratica bodyboarding no momento em que foi atacado
Um jovem de 20 anos morreu após ser atacado por um tubarão enquanto praticava bodyboarding em uma popular praia ao oeste da Austrália, informam os meios de imprensa locais.

O jovem estava com seus amigos praticando o esporte em Bunker Bay, a 250 quilômetros ao sul de Perth, quando aconteceu o ataque, informou a Polícia.

A praia estava abarrotada de gente no momento do fato e foi fechada pelas autoridades locais.Este é o primeiro ataque mortal de um tubarão na Austrália desde fevereiro e o quarto desde dezembro de 2008, três deles ocorridos no litoral oeste australiano.

As agressões de tubarões na Austrália não são comuns com um registro de 24 mortes em 20 anos, uma média de 1,2 morte relacionadas com o animal ao ano, segundo dados oficiais.
da Agência EFE
Por: Nahama Nunes

Quadrilha vendia aves ilegalmente em São Paulo

Polícia Federal realizou, nesta terça-feira, operação contra crime ambiental no interior do estado
A Polícia Federal e o Ibama realizaram nesta terça-feira, em cidade de São Paulo e Minas Gerais, a Operação Arataca, que tinha como alvo uma quadrilha especializada no comércio ilegal de animais silvestres. No total, foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão em 19 cidades, espalhadas pelo Triângulo Mineiro e pelas regiões de Jales (580 quilômetros de São Paulo) e Sorocaba (100 km da capital paulista).

A PF descobriu que, após capturar os animais em áreas de mata perto de Jales, os criminosos falsificavam as anilhas, pequenos anéis de identificação do Ibama. Com isso, os compradores acreditavam que a operação era legal. Enquanto um ramo da quadrilha capturava e vendia as aves, o outro cuidava exclusivamente da falsificação das anilhas, que eram obtidas com criadores legalmente registrados junto ao Ibama.

Detidas no final de julho em Paranapuã, interior de São Paulo, quatro pessoas que faziam parte do esquema criminoso (com elas, foram recolhidos e liberados 13 animais) devem ser indiciadas por formação de quadrilha, falsificação de selo público e crime contra a fauna brasileira.

Por: Gabriel Mandel