segunda-feira, julho 05, 2010
Paraibuna respira cultura: Festival de Teatro e Re-Virada Cultural reúnem mais de 200 artistas
Os eventos reúnem mais de 200 artistas, entre 10 grupos para mostra competitiva e 50 grupos convidados. A programação é composta por oficinas, palestras e debates, além de 24 horas ações culturais reunindo manifestações da cultura popular, artes visuais, cinema, dança, música e teatro oferecidas gratuitamente a população.

O Festeatro é um projeto da Comissão Setorial de Artes Cênicas e consolidou-se com a proposta de estimular a produção teatral e a troca de experiência entre grupos estudantis e amadores. O evento tem início nesta quinta-feira, dia 01 e prossegue este final de semana com apresentações de grupos convidados.
Quem abre a mostra é o espetáculo Precisa-se de um Mané, com a La Cascata Cia Cômica, às 20h no auditório da Fundação Cultural, no dia 02, é a vez da Quadrilha Flôr de Picão, às 20h na escola Cerqueira Cesar, no dia 03 o Festeatro promove um bate papo sobre Ação e Gestão Cultural com o Café Filosófico com Farinha, conduzido por Adibaílsom Cuba e Wangy Alves. No domingo, a programação tem inicio às 10h, no Mercado Municipal com o espetáculo infantil Munduruku, e prossegue às 20h, na Praça da Matriz com apresentações de Moçambique e Folia de Reis.
Este ano, participam da mostra competitiva 10 grupos formados por alunos da rede pública de ensino, com espetáculos adultos e infantis, além grupos convidados distribuídos em diferentes palcos da cidade, além de espaços alternativos. Os trabalhos apresentados durante a mostra competitiva concorrerão a prêmios de melhor direção, texto, cenário; figurino; ator; atriz; técnica (sonoplastia e/ou iluminação) e espetáculo infantil. As apresentações têm entrada franca.
Oficinas: Entre os dias 9 e 11, o festival promove workshops de curta duração em artes visuais, figurino e dança, já entre os dias 12 e 16 de julho, acontece oficinas de ritmos e danças populares, criação teatral e musical, com longa duração. As vagas são gratuitas, as inscrições podem ser feitas da Fundação Cultural de Paraibuna.
Re-Virada Cultural: Com 24 horas de atividades culturais, o evento acontece nos dias 17 e 18 de julho, no encerramento do IV Festeatro, trazendo 50 grupos convidados. A programação traz destaques como, os grupos musicais Amplitude Valvulado de Caraguatatuba e Paraitinga Brasileira de São Luis do Paraitinga.
Nas artes cênicas quem faz o espetáculo é a escola de circo Lona Azul de São José dos Campos. O evento ainda reúne apresentações com batalhões de Moçambique, grupos de capoeira, contadores de causos, violeiros, quadrilhas juninas, culinária caipira, entre outras manifestações culturais, com a participação de grupos artísticos de Jambeiro, Natividade e Redenção da Serra.
Serviço:
IV Festeatro – Meia Paris - Mostra Estudantil Ixperimental e 2ª Re-Virada Cultural
Sede do Festival: Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva
Endereço: Pç Monsenhor Ernesto A Arantes 64 – Centro – Paraibuna
Programação e Informações: www.festeatro.blogspot.com
Contatos: (12) 3974-0716
Abacate também faz bem à saúde

Maria Cecilia Corsi
Nutricionista
A nutricionista traz dicas de uma alimentação balanceada, além de deliciosas receitas light para uma vida melhor

DIVULGAÇÃO
Maria Cecilia Corsi
A consultora da Jovem Pan lembrou que uma das melhores formas de comer a fruta é crua e com gotinhas de limão, melhorando a quantidade de vitamina C. Na nossa cultura, o abacate é utilizado como sobremesa. Já no México, ele é utilizado como salgado, com queijo e nozes, por exemplo. Com um sabor gostoso e suave, a fruta está sendo cada vez mais usada no Brasil.
Conheça mais sobre o abacate com Maria Cecília Corsi.
Felipão tem 50% de chance para dirigir a seleção.
Conversei agora pela manhã com algumas pessoas muito ligadas a CBF, e consegui apurar que a preferência é por Luis Felipe Scolari. Ele teria 50% de chance, e os demais correm por fora. Todos estão entendendo que não é hora de experimentar ninguem, ou seja seria necessário um cara com experiência com a seleção e que conte com a aprovação popular. Acho que Felipão é o nome certo, e tenho impressão que ele ainda irá receber a proposta aqui na África. Ricardo Teixeira esta aqui e Felipão também. Entendo que Felipão só não será treinador da seleção brasileira se ele não aceitar, pois sem dúvida é o primeiro nome da lista. Vamos aguardar, como diria o meu amigo Fred Jr, brilhante repórter da Rádio Jovem Pan.
Por: Nilson Cesar.