Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

domingo, maio 01, 2011

Jabuticaba

A jabuticaba, jaboticaba ou jabuticabeira é uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Com a recente mudança na nomenclatura botânica, há divergências sobre a classificação da espécie: Myrciaria cauliflora  1854 ou Plinia trunciflora Kausel 1956. Segundo Lorenzi et al., a segunda seria outra espécie, a jabuticaba-café.
Descrita inicialmente em 1828 a partir de material cultivado, sua origem é desconhecida.
Outros nomes populares: fruita, jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu.

Outras espécies de jabuticaba: Myrciaria jaboticaba conhecida como jabuticaba-sabará e encontrada com mais frequência no estado de Minas Gerais, no Brasil.
É planta perenifólia, higrófila e que exige sol moderado a pleno.

A árvore, de até 10 m de altura, tem tronco claro manchado, liso, com até 40 cm de diâmetro.
As folhas, simples, tem até 7 cm de comprimento.
Jabuticabeira em floração.
Floresce na primavera e verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos.
Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geléia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.
É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil colônia, em pomares domésticos.
A dispersão dos frutos é feita pela fauna, incluindo aves. As sementes podem ser plantadas com a polpa, mas para armazená-las é necessário despolpá-las em água corrente e deixar secar à sombra.
Jabuticaba
Jabuticabeira em flor
 Formas cultivadas
jabuticaba-açu-paulista: frutos grandes de sabor levemente adstringente, consumidos "in natura"
jabuticaba-ponhema: muito produtiva, frutos grandes ligeiramente amargos,usada na produção de geléia
jabuticaba-precoco: frutificação freqüente, frutos pouco resistentes, com casca muito fina
jabuticaba-vermelha: porte baixo, frutos vermelho-vinho.
Componentes

Estão presentes na polpa da jabuticada: ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Na casca escura existem teores de pectina e a peonidina, além de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul arroxeada da jaboticaba.
 Ocorrência
Ocorre na América do Sul, na Bolívia, Brasil e Paraguai, e na América Central, em Honduras e El Salvador.
No Brasil, é encontrada em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul.
Mais comum em planícies aluviais da beira de rios e baixadas da mata pluvial e das submatas de altitude, principalmente de pinhais; é rara na mata primária sombria.

Usos
Ornamental, a planta se presta ao paisagismo, além de atrair a avifauna.

Usos medicinais
A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma.

Suco
O suco extraído da jabuticaba é culturalmente chamado em Minas Gerais de "jabuticabada", nome que já se espalhou por todo o Brasil. A famosa jabuticabada era usada por muitas tribos indígenas para alimentar principalmente gestantes, por ser rica em ferro.
Cultivo em pequena escala
O cultivo de enxertos é mais simples que desde a semente. Plantas enxertadas requerem manutenção cuidadosa e vivem menos tempo, embora produzam mais jovens.
A taxa de germinação das sementes de jabuticaba é baixa. A planta jovem precisa ser mantida em ambiente semi-sombreado nos primeiros meses de vida.
É preciso manter a terra sempre úmida, regar constantemente e podar os ramos baixos. Entre-safras é necessário escovar o tronco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e/ou flores antigas. Para manter úmido, uma boa dica é colocar uma garrafa grande com um furo na base cheia de água ao lado do tronco. Porém regas constantes são indispensáveis para uma boa colheita.
Para colher, espere os frutos estarem bem maduros, bem pretos e brilhantes. Quanto mais maduros, mais doces serão os frutos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.