Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

domingo, setembro 04, 2011

Você sabe o que fazer com o óleo de fritura?

Jogar o líquido na pia ajuda a destruir o meio ambiente: veja aqui a maneira correta de descarte
Você sabe o que fazer com o óleo de fritura?
Reprodução

Jornal de Serviço
Oliveira Andrade
Podcast
Em boa parte do país, é comum jogar na pia o óleo de fritura, algo que prejudica o meio ambiente e pode jogar contra a estrutura da casa. Para evitar que isso ocorra, diversas organizações criaram programas que dão o destino correto para o óleo. Um dos exemplos é o Prol (Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura), da Sabesp, que foi descrito por Marcelo Morgado, assessor da Sabesp para Meio Ambiente e Sustentabilidade, em entrevista a Oliveira Andrade.

Morgado destacou que, em

vez de jogar o líquido quente (ou mesmo frio) na pia, o ideal é “colocar o óleo em uma garrafa pet” e levar o produto até um ecoposto ou local de reciclagem espalhado por todo o estado. No site da Sabesp (aqui), existe uma lista de empreendimentos e empresas parceiras e, nestes locais, é possível deixar a garrafa para que o óleo tenha o destino certo.

O problema, continuou ele, é grave: o descarte inadequado provoca poluição como um material orgânico que atinge a água, ou seja, a degradação “suga” o oxigênio dos rios, matando peixes e outros animais aquáticos. Além disso, o líquido forma um “filme” na superfície, impedindo o contato com o vento, que renova o oxigênio do curso d'água.
Por: Gabriel Mandel

Nenhum comentário:

Postar um comentário