Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

domingo, abril 04, 2010

Empresa joseense desenvolve tecnologia que promete mapear áreas desconhecidas da Amazônia



Expectativa é identificar acidentes ambientais e combater o desmatamento na região da floresta


Uma empresa de São José dos Campos tem uma missão importante para o Brasil e para o mundo. A tecnologia desenvolvida por ela vai mapear com detalhes regiões desconhecidas da Amazônia. O projeto promete até evitar tragédias ambientais.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda O método de sensoriamento remoto 100% brasileiro vai ajudar a avaliar fronteiras, desmatamentos e vai mostrar pela primeira vez, com detalhes, lugares de difícil acesso, já que boa parte da Amazônia não é conhecida. Um milhão e 800 mil quilômetros quadrados não foram colocados em detalhes nos mapas.

A empresa de São José foi contratada pelo governo federal para desvendar essa região. Os mapas antigos têm o nível de detalhamento muito baixo. O novo mapa será mais aproximado. Dois aviões sobrevoam a área e os radares conseguem colher as informações mesmo quando há muitas nuvens no céu e muitas copas fechadas de árvores. Até o solo pode ser analisado por esta tecnologia. Dá para avaliar fronteiras, mapear rios e ajudar o meio ambiente.

“Houve na Amazônia um caso muito sério, como na época não havia essa tecnologia, a área da represa foi muito maior do que a que foi planejada e que causou um grande acidente ambiental”, explica o diretor da empresa, Rogério Ferraz

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Depois que os dados são coletados pelos aviões, eles são trazidos para uma sala em Brasília dentro do quartel. O próprio exército foi treinado para usar o software desenvolvido pela empresa. Outra tecnologia parecida pode ser aplicada no futuro para controlar o desmatamento.

“Mesmo quando o indivíduo corta algumas árvores, poucas que sejam e que não está visível aos órgãos de repressão do governo, a tecnologia permite ir lá e pegar o sujeito com a motosserra na mão”, acrescenta Ferraz.

O projeto da empresa custou R$ 50 milhões e deve ser finalizado só em 2014.

Amazônia
Empresa de São José mapeia a região

vnews.