Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

sexta-feira, março 09, 2012

Produtos light podem engordar tanto quanto os normais

Se não forem consumidos da forma correta, alimentos menos calóricos podem acabar com a sua dieta

Produtos light podem engordar tanto quanto os normais

Ter uma alimentação balanceada e um corpo saudável é a grande preocupação da população hoje em dia, e procurar por alimentos menos calóricos faz parte do conjunto de atitudes que se deve ter para conseguir um resultado satisfatório. Mas será que os alimentos light ajudam mesmo na hora da dieta?

Os alimentos light nada mais são do que aqueles que sofreram uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente (gorduras, açúcar, sal, proteína, por exemplo). Muitas
pessoas acham que ao consumir a versão com pouca gordura estarão compensando nas calorias. Porém, em alguns casos, o fato de possuir menos gordura, por exemplo, não quer dizer que o produto não engorde, pois ele pode ter mais açúcar, por este motivo, controlar as calorias é essencial para quem quer perder peso.

Para que o alimento light tenha menos calorias do que o original é necessário que haja uma diminuição no teor de algum nutriente energético, como carboidratos, gorduras e proteínas, pois são estes nutrientes que o nosso corpo retém e que em grande quantidade se transformam nas gordurinhas indesejadas, isto é claro, se não as gastarmos com exercícios físicos.

Os produtos light devem ser consumidos com cuidado, como recomenda a nutricionista Renata Fidelis, do Spa Sorocaba: “muitas vezes há a ideia de que se o alimento light possui menos calorias, ele pode ser ingerido em maiores quantidades. Mas atenção! Um alimento light ingerido em grande quantidade pode engordar até mais do que uma porção normal do produto original”, afirma Renata.

Para alcançar um resultado positivo na dieta, a nutricionista aconselha substituir alimentos do dia a dia, por exemplo: pão francês por 2 fatias de pão integral ou 1 xícara de cereal sem açúcar; leite integral por leite desnatado; derivados de leite integral por iogurte 0% de gordura; requeijão light; queijo branco light e ricota; e o açúcar por adoçante.

“Para conseguir uma dieta saudável e rica em vitaminas e sais minerais é necessário incluir os alimentos light com frutas, verduras, legumes, peixes, azeite de oliva extravirgem e frutas oleaginosas (nozes e castanha). Assim a sua alimentação será saudável e com poucas calorias”, garante Renata.

Intercalar alimentos diet com light também é um bom aliado para perder peso, principalmente, aqueles que não contêm açúcar, assim você pode ingerir ainda menos este componente na sua dieta.

Abaixo segue uma sugestão de cardápio com apenas 1.300 calorias da nutricionista Renata Fidelis para ajudar na sua dieta:

Desjejum
200 ml de leite de soja light
1 fatia de pão integral light
20 g de queijo branco light
1 xíc. chá de mamão c/ 1 c. sobremesa de Semente de Chia
1 pera

Almoço

Entrada
Salada de Alface Americana, rúcula, palmito, cebola roxa em rodelas c/ uma colher de sobremesa de molho vinagrete (limão, tomate, cebola, cheiro verde e azeite de oliva extravirgem)

Prato Quente
4 Colheres de sopa de Arroz cozido ao Curry
1 Bife Grelhado ao molho de Champignon

Sobremesa
1 taça de manjar de iogurte light c/ côco e ameixa

Lanche
Chá de erva doce com adoçante (1xíc.)
1 fatia de torrada
1 polenguinho light

Jantar

Entrada
1 xíc. chá de Escarola refogada com alho

Prato Quente
Sopa de Minestroni com legumes, carne e crótons (1 prato fundo cheio)

Sobremesa
1 fatia média de melão

Ceia
200ml de leite desnatado c/ adoçante
Por: Alessandra Jarussi
Jovem pan online