Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

quinta-feira, maio 13, 2010

Cuidar bem do seu dinheiro é sinal de saúde!

Fotos: Shutterstock

Nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum no mundo e ainda não há um motivo concreto para explicar suas causas. Ela pode ser desencadeada por uma perda amorosa, pela falta de amigos, por uma vida financeira sem sucesso... Graça Lara, mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), acredita na importância de equilibrar as cinco dimensões de sua vida: mental, emocional, física, espiritual e financeira. Ela destaca que o foco em somente uma única dimensão – seja ela qual for – aumenta os riscos da pessoa entrar em depressão, caso esse aspecto da sua vida não esteja indo tão bem. “O certo é o equilíbrio em todas as dimensões”, alerta. Por isso, é importante cuidar bem das finanças da sua família. O economista João B. Sundfeld garante que é muito simples fazer um orçamento. “Basta somar tudo o que é recebido pelo casal. Em seguida, é preciso somar todas as despesas, não evitando nenhuma, ou seja, aluguel, prestação do apartamento, plano de saúde, supermercado, feira, água, luz, telefone, combustível, escolas, cartão de crédito, mesadas etc. Enfim, tudo o que gastamos. Pegue seu saldo bancário positivo, some os recebimentos e deduza o total das despesas. O saldo é um valor que será a sobra ou poupança”. Simples, não?

Fotos: Shutterstock

Mais tempo para você!
Uma pesquisa revelou que a maioria das mulheres não encontram equilíbrio entre o trabalho e as atividades pessoais. Essa insatisfação revela a necessidade da mulher em dedicar mais tempo para si mesma. Porém, não basta apenas conquistar um espaço na agenda, é preciso saber aproveitá-lo com plenitude. “Essa sensação de que a vida não tem valido tanto a pena é comum em pessoas que deixam de acreditar na sua missão e passam a viver pelo acaso do dia a dia. Elas esquecem que são os verdadeiros guias dos seus caminhos e adotam a vã filosofia ‘deixo a vida me levar’”, destaca Anderson Cavalcante, consultor especializado em qualidade de vida. “A mulher deve entender que cuidar dos outros é importante, mas sem deixar de lado a própria existência. Ter claro sua missão de vida é essencial para delinear os passos até a realizaçã finaliza.

Fotos: Shutterstock

Pesquisadores da Universidade de Columbia (EUA) descobriram uma ligação direta entre as emoções e as doenças cardíacas. O estudo, publicado na revista da Sociedade Europeia de Cardiologia, sugere que pode ser possível evitar as doenças cardíacas tendo uma atitude mais positiva diante da vida. Segundo o estudo, as emoções positivas podem influenciar a frequência cardíaca, os padrões de sono e até o abandono do cigarro. Isso porque as pessoas felizes experimentam períodos maiores de relaxamento, permitindo que se recuperem mais rapidamente de situações estressantes, sem perder tempo remoendo essas situações negativas, o que pode causar danos à saúde. Para o cardiologista Otávio Gebara, diretor clínico do Hospital Santa Paula (SP), pessoas de bem com a vida costumam cuidar mais da saúde e gerenciar os problemas sem sobrecarregar o organismo. “O que se sabe é que algumas atividades, como a meditação e o relaxamento, liberam na circulação substâncias protetoras e diminuem os hormônios ligados ao estresse, como o cortisol e a adrenalina”, orienta.

Por Cínthia Ceribelli