Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

domingo, junho 06, 2010

Tema completo esporte espetacular 1973.

CARNABY STREET POP ORCHESTRA AND CHAIR - HYDE PARK.
http://esporteespetacular.globo.com, acessado em janeiro de 2007.

- Esporte espetacular é o mais antigo programa da TV Globo no ar. Estreou com o objetivo de abrir espaço para o esporte amador na televisão, numa época em que o futebol predominava nos noticiários. O programa acompanhava as principais modalidades esportivas, a história dos atletas e os recordes mundiais conquistados em diferentes competições no exterior.
- No início, o Esporte espetacular apresentava, na íntegra ou de forma parcial, eventos esportivos comprados do programa Wide World of Sports, da rede norte-americana ABC. Dessa forma, o programa acabava exibindo esportes pouco populares no Brasil, como patinação no gelo, esqui e pólo, além de competições que não contavam com a participação de atletas brasileiros, como um campeonato norte-americano de cama elástica, o rodeio Buffalo Bill, nos Estados Unidos, ou ainda o campeonato mundial de Derby Demolição, no qual os carros deviam resistir ao maior número de batidas possíveis. O programa acompanhava também corridas de arrancada e campeonatos de queda de braço.
- Apesar disso, o Esporte espetacular chegou a influenciar a prática de diferentes modalidades esportivas no país. Cerca de 20 anos depois da sua estréia, o programa apresentou uma matéria, na qual afirmava que o rodeio no país havia sofrido influências dos torneios realizados nos Estados Unidos, exibidos pelo programa na sua fase inicial. Segundo a reportagem, os peões brasileiros, que na década de 1970 ainda estavam no caminho para a profissionalização, assistiam ao programa e adaptavam o estilo de montaria dos norte-americanos ao brasileiro.
- A primeira equipe do Esporte espetacular reuniu profissionais como Léo Batista, Waldir Mendes, José Luiz Furtado, Luciano do Valle, Ciro José, Juarez Soares, Tércio de Lima, Teti Alfonso, Miriam Delamare e Milton Collen. A coordenação do programa era de Fernando Villela e a direção, de Moacyr Masson. Nessa época, a direção da divisão de Esportes da TV Globo ficava a cargo de Rui Viotti.
- O Esporte espetacular nem sempre adotou a informalidade que o caracterizaria mais tarde. Nos primeiros anos, o apresentador usava sempre terno e gravata, e se expressava numa linguagem bastante formal.
- Na década de 1970, os investimentos da emissora na reportagem esportiva eram precários. Em algumas transmissões, por exemplo, era mantida, ao fundo da fala do apresentador, a locução em inglês do narrador original.
- Ciro José, que fez parte da primeira equipe do Esporte espetacular, lembra das dificuldades para gravar o programa devido ao pouco espaço dedicado ao esporte na programação da TV Globo naquela época. Havia sempre mudanças no horário de exibição do programa. Além disso, a equipe tinha que ficar esperando uma pausa nas gravações dos demais programas da emissora para conseguir vaga nos estúdios, que muitas vezes só estavam disponíveis de madrugada.




Pra frente Brasil (tema da copa do mundo de 1970)