Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

terça-feira, maio 11, 2010

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL: “ANTES E DEPOIS DE LULA”


A Historia Geral de total civilização humana foi demarcada por : Antes de Cristo (a.C) e Depois de Cristo (d.C). Quer seja na Política, na Ciência, na Filosofia, na Economia e na Religião... Isto, sobretudo, no Mundo ocidental, que é essencialmente cristão. É importante destacar as participações de personagens expoentes que tantos influenciaram o mundo político-filosófico-econômico-cultural de toda a civilização humana, desde de antes de Cristo até mesmo a nossa Idade Contemporânea... Gosto de citar além de Tales de Mileto, o primeiro filósofo de toda História da humanidade, que no séc.VI ª C, através de um dos seus tratados disse: Tudo vem da água, tudo possui água. A inexistência da água, traz consigo a inexistência dos seres. Ela é a primeira substancia que origina os seres...

Aristóteles, nascido em Estagira na Grécia antiga em 384 ª C., conviveu com Platão durante vinte anos. Sua reconhecida capacidade intelectual fez dele o mestre de Alexandre da Macedônia. Em sua vasta obra, que se tornou um marco do pensamento ocidental, Aristóteles tratou dos mais variados temas: Metafísica, Lógica, Política, Ética, etc. Afora o filósofo Ateniense Sócrates, que conviveu com os sofistas, debatendo com eles e discordando das suas afirmações. Sócrates terminou sendo condenado à morte em 399 ª C, por razões políticas.
Já depois de Cristo (d.C), tivemos Nicolau Maquiavel (1469-1527), que merece destaque, tanto pelas as reflexões políticas feitas em o Príncipe, que o governante pode agir com autoritarismo para manter-se no poder. Além de suas contribuições para o pensamento político moderno, Maquiavel formulou reflexões importantes para a analise da Historia.
Outros que trouxeram reflexões exponenciais para a humanidade contemporânea, foi o alemão Karl Marx (1818-1883) e seu amigo Friedrich Engels (1820-1895), inauguraram uma nova maneira de refletir sobre a sociedade moderna. O socialismo Marxista ou cientifico, via no rompimento com a ordem capitalista o único meio possível para acabar com as desigualdades sociais. O manifesto comunista, publicado em 1848 na França, convoca os trabalhadores para a revolução...
Entretanto, o que estamos vivendo aqui e agora (julho/2003) no Brasil, no governo do Presidente Luiz Inácio lula da Silva, está sendo uma verdadeira revolução na politica-econômica-social e cultural do nosso querido Brasil. Não só pelas as reformas tributárias e previdenciárias, que estão em curso, e que são extremamente urgentes e essenciais, no intuito de termos num futuro próximo, mais justiça social e igualdade regional neste gigante Brasil, pois no Brasil existem diversos Brasis dentro do próprio Brasil, formado pelo “separatismo regional”, isto, conscientemente e/ou inconscientemente, devido à existência de diferentes etnias culturais.
Não precisa ser nem um expert em geopolítica, para vê a olho nu, com toda nitidez, que o governo Lula está bem intencionado, mesmo com desgaste político (até mesmo dentro do seu partido o PT), mas, mesmo assim, não arreda o pé das questionadas reformas tributarias e previdenciárias. Pois sem elas, será impossível à governabilidade do Brasil. Além do que teve a coragem cívica de atacar o poder judiciário, chamando-o de “caixa preta” da impunidade no Brasil, que acarreta toda mazela ao Serviço Publico e Privado no Brasil, afora ao descumprimento em parte do código civil e penal brasileiro, pois no Brasil, só tem punição para “ladrão de galinha”., não tendo, como se sabe, punição para ladrão do “colarinho branco”, que acarretou, indubitavelmente, este estado de corrupção.
Agora nasce uma grande perspectiva de erradicação da corrupção nas ações da secretaria da controladoria da União (corregedoria geral da união), através deste grande estadista brasileiro, que é Valdir Pires, que certamente vai combater todo tipo de corrupção, não só nas prefeituras Municipais Brasileiras, e como também, em todos os órgãos da administração direta e indireta do serviço publico brasileiro, na fiscalização da aplicação das verbas publicas, carreada para este fim.
Em se falando do governo Lula, não se pode esquecer do programa “Fome Zero”, que sem sombra de dúvida, será um dos programas mais avançados no combate não só a fome e principalmente, a miserabilidade de uma grande massa da população brasileira, pois, “não só de Pão vive o homem”, no mínimo, precisa de moradia e da inclusão social. Entretanto, para isto acontecer um dia, não basta só dar o peixe, é preciso a ensinar a pescar. Para que este mencionado excluído segmento, se insira no mercado de trabalho, para que eles (os excluídos), tenham com toda plenitude o direito a sua cidadania, no cumprimento de seus deveres e resgate dos seus direitos. Só assim, teremos um Brasil mais justo e próspero.
Enfim, se realmente essas ações de combate à corrupção e ao combate a fome e a miserabilidade dos excluídos, que é a grande maioria dos brasileiros, se vier acontecer um dia de fato e de direito (e acredito que sim), finalmente sairemos desse Mundo subdesenvolvido Político-Econômico-Social e entraremos no considerado Primeiro Mundo. Isto certamente, Historicamente, demarcará o Brasil, antes (ª.L) e depois (d.L) de Lula...
Por: Pedro Severino