Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

domingo, junho 20, 2010

Inverno começa às 8h28m desta segunda com tempo seco e massa polar

O inverno começa em todo o país às 8h28m desta segunda-feira (21), com predomínio de tempo seco em boa parte do país como as regiões Sudeste e Centro oeste, nos estados de Rondônia, Acre, sul do Pará e Amazonas e Tocantins. Na semana passada, a cidade de São Paulo chegou a entrar duas vezes no estado de atenção por causa da baixa umidade do ar, que ficou abaixo de 30%, quando o recomendável pela Organização Mundial de Saúde é 60%.

Na região Sul do país, nos estados de Santa Catarina e Paraná, ainda acontecem pancadas de chuva na nova estação. De acordo com o meteorologista Marcelo Pinheiro, da Climatempo, em julho as temperaturas mínimas devem ficar na média dos anos anteriores nas regiões Sul e Sudeste do país. Mas em agosto estão previstas três ou quatro massas polares que devem derrubar os termômetros e trazer muito frio.

- Em julho temos prevista uma grande massa de ar polar, mas em agosto serão três ou quatro seguidas. Quando uma vai embora, outra já chega, o que deve fazer de agosto um mês bastante frio - diz o meteorologista da Climatempo.

Para São Paulo, a média das temperaturas mínimas no mês de julho, com base em anos anteriores, deve ficar em 11,4° neste inverno. Em Curitiba, a média prevista para julho é de 8,1° graus. Já para Florianópolis, a previsão é de uma temperatura mínima de 13,3°, na média, enquanto que para Porto Alegre a previsão é de 10,7º.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é que durante a estação consolide-se a influência do fenômeno La Niña, que é o resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacífico. Esse fenômeno, segundo o Inmet, pode provocar temperaturas mais baixas em relação aos anos anteriores. Mas, segundo o Inmet, há previsão de períodos de 'veranico', com períodos prolongados sem chuva e de temperatura mais elevada, sobretudo no norte de São Paulo.

O inverno já começa com a chegada de uma massa polar, acompanhada de frente fria, que derruba as temperaturas em São Paulo e no Rio de Janeiro nesta terça e quarta-feira. Em São Paulo, a temperatura máxima não deve passar de 19° nos dois dias, mas na quinta-feira volta a esquentar.

Essa mossa polar já derrubou as temperaturas no sul do país no fim de semana. No Sul, a expectativa é de temperaturas negativas no início da semana. Nesta madrugada foi registrada uma geada fraca em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que teve mínima de 4,1°C. Em Quaraí foi registrada a segunda menor temperatura do ano nesta madrugada, com 2°C. VNews

As informações são da Central de Meteorologia

2 comentários:

  1. Estamos à 15 minutos do inverno começar e nada de massa polar até aqui.

    Somente uma temperatura agradável aqui em SP.

    Abraços

    Daniel
    www.ideiascorporativas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito engraçado, aqui o inverno começou com tempo quente, parecendo uma manhã tipica de verão.

    ResponderExcluir