Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

sexta-feira, maio 07, 2010

Veja momento em que TV estatal corta fala de Lula sobre Dilma


A emissora pública NBR procurou nesta sexta-feira eliminar o nome da pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) quando era citado em discursos transmitidos ao vivo durante evento do governo federal realizado em Ipojuca (PE). A cerimônia contou com a presença da ex-ministra e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O expediente da NBR foi utilizado pelo menos cinco vezes, um deles em meio ao discurso do próprio presidente Lula.

Tratava-se da transmissão de cerimônia de lançamento do primeiro navio construído pelo Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro), que faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), principal projeto de infraestrutura do governo Lula e que foi coordenado até março por Dilma, então ministra da Casa Civil.

Ao citar o nome da pré-candidata, a imagem da autoridade que discursava era mantida, mas o áudio era substituído temporariamente pela voz em "off" de uma locutora que passava a fornecer as informações mais variadas, como dados da biografia de João Cândido, que dá nome ao navio.

Ficou-se sabendo que ele foi líder da Revolta da Chibata (1910), em que marinheiros rebelaram-se contra a aplicação de castigos físicos no Rio de Janeiro.

Em todas as intervenções, a locução apresentava também o motivo da cerimônia e os nomes das principais autoridades presentes, para em seguida retomar o áudio do discurso da vez.

Antes de interromper o som da fala do presidente Lula, a NBR tirou o áudio por um período de tempo do presidente da Transpetro, Sergio Machado, do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos (neste caso por duas vezes), e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, todos em citações do nome de Dilma.

Outro lado

Segundo a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), a NBR tem a orientação de evitar o favorecimento a qualquer um dos candidatos, evitando inclusive citar seus nomes.

De acordo com a lei eleitoral, a restrição de candidatos na televisão e no rádio vale apenas a partir de junho, quando as candidaturas são oficializadas. No entanto, a emissora decidiu antecipar a restrição para evitar problemas.

A NBR é o canal do governo federal, que paga a EBC pelas transmissões. Já a TV Brasil, também produzido pela EBC, fará uma reunião do conselho curador na próxima terça-feira para discutir a questão dos candidatos.

Fonte Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário