Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

sábado, junho 04, 2011

Cigarro atrapalha a digestão e pode causar doenças gastrointestinais

Tabaco ainda facilita a infecção por bactérias causadoras da úlcera gástrica

Cigarro pode causar doenças gastrointestinais - Foto: Getty Images


Quem é fumante, ou conhece um, sabe que assim que a comida do prato acaba, é um cigarro que vai à boca. "Após as refeições, pelo aumento da taxa de açúcar no sangue, todos nós temos uma sensação de moleza. Uma vez que a nicotina, assim como a cafeína, é um estimulante do Sistema Nervoso Central, ajuda a eliminar essa sonolência", explica a psiquiatra da Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogas (Abead), Analice Gigliotti.
A especialista diz que, depois de ter repetido o ato várias vezes, ficamos condicionados e passamos a não saber mais como fazer uma refeição sem dar uma tragada em seguida. Será, então, que fumar após as refeições torna a digestão mais eficiente?
A resposta é não. A nicotina no sistema digestivo provoca a diminuição da contração do estômago, justamente dificultando a digestão. Entre ele e o esôfago há uma válvula muscular que impede que o líquido estomacal volte para o órgão anterior, o chamado refluxo. Esse músculo é enfraquecido pelo uso contínuo do cigarro, aumentando o contato do ácido gástrico com a mucosa esofágica.

Além disso, o tabaco altera o paladar e induz a produção de ácido clorídrico e facilita a infecção pelas bactérias Helicobacter pylori, causadores da úlcera gástrica. O cigarro ainda estimula a ida de sais biliares do intestino para o estômago, tornando suco gástrico mais nocivo.

endo assim, o aparelho digestivo é um dos afetados por algumas das 50 doenças diferentes que o consumo de derivados de tabaco provoca, de acordo com o Ministério da Saúde. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), considera o tabagismo a principal causa de morte evitável no mundo. São 4,9 milhões de óbitos anuais, ou seja, mais de 10 mil por dia. 
Segundo a OMS, cerca de um terço da população mundial adulta, o equivalente a 1,2 bilhão, é fumante. No Brasil, de acordo com a Pesquisa Especial do Tabagismo, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em torno de 24,6 milhões de brasileiros são fumantes e, deste número, 52,1% deseja parar de fumar.

Substituir o hábito de acender um cigarro depois do almoço por outra técnica que desvie a atenção é um bom começo. "Uma boa dica é o fumante levantar imediatamente da mesa e escovar os dentes", sugere a psiquiatra. 
Por Minha Vida

4 comentários:

  1. Muito boa à escolha do tema!
    Este é um verdadeiro drama para o fumante que sabe o mal que o cigarro faz, mas não consegue parar.
    Um grande abraço!
    Flora.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu artigo, esclarece.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. O interessante desta luta contra os fumantes é quando não é levantado as questões relativas aos cachaceiros de plantão que aprontam a vontade por aí e ninguém fala nada, até a Lei Seca já era. Quantos milhares morrem ou tem suas vidas prujudicadas anualmente por conta destes irresponsáveis? Por que os governantes permitem que propagandas de bebidas circulem abertamente em todos os veículos? Onde está a fiscalização pela venda de bebidas aos menores? O que fere mais, o fumante ou o usuário do entorpecente chamado "bebida alcóolica"? Bebida pode, cigarro não? Ahh vai-te a merda Ministério da Hipocrisia, antes que eu me esqueça !!!

    ResponderExcluir
  4. Amigo esses é uma realidade na vida de muitos, mas que infelizmente o fumante as desconsidera: 50 doenças diferentes que o consumo de derivados de tabaco provoca, de acordo com o Ministério da Saúde.

    Valeu por partilhar!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir