Vista aérea da cidade de Turim, dominada pela Mole Antonelliana, desde o Monte dos Capuchinhos // EFE
Situada a meio caminho entre o branco dos Alpes e o verde de seu centro histórico, Turim é também uma cidade envolvida em mistérios e lendas que correm em paralelo a sua ampla oferta cultural.
Mais de 40 museus, várias igrejas e palácios barrocos são parte de sua carta de apresentação, desconhecida para muitos por sua proximidade com centros mais turísticos como Milão e Florença.
A "Augusta Taurinorium" sobre a qual se assenta a atual metrópole foi disposta pelos romanos no cruzamento entre dois rios, o Po e o Dora. Duas artérias que, além de fazer de Turim uma cidade verde com numerosas atividades lúdicas, encarnam o poder masculino do Sol e a força feminina da Lua conferindo-lhe um poder mágico, segundo as lendas.
Os amantes das ciências ocultas encontram um filão na capital piamontesa e cada vez mais agências de viagem tentam tirar partido disso, com excursões afastadas do turismo tradicional.






Mole Antonelliana. Símbolo da cidade de Turim, construída em 1889 por Alessandro Antonelli, abriga um mirante sobre a cidade e o Museu Nacional do Cinema



  

Carmen Pliego