Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

domingo, junho 06, 2010

Tema completo esporte espetacular 1973.

CARNABY STREET POP ORCHESTRA AND CHAIR - HYDE PARK.
http://esporteespetacular.globo.com, acessado em janeiro de 2007.

- Esporte espetacular é o mais antigo programa da TV Globo no ar. Estreou com o objetivo de abrir espaço para o esporte amador na televisão, numa época em que o futebol predominava nos noticiários. O programa acompanhava as principais modalidades esportivas, a história dos atletas e os recordes mundiais conquistados em diferentes competições no exterior.
- No início, o Esporte espetacular apresentava, na íntegra ou de forma parcial, eventos esportivos comprados do programa Wide World of Sports, da rede norte-americana ABC. Dessa forma, o programa acabava exibindo esportes pouco populares no Brasil, como patinação no gelo, esqui e pólo, além de competições que não contavam com a participação de atletas brasileiros, como um campeonato norte-americano de cama elástica, o rodeio Buffalo Bill, nos Estados Unidos, ou ainda o campeonato mundial de Derby Demolição, no qual os carros deviam resistir ao maior número de batidas possíveis. O programa acompanhava também corridas de arrancada e campeonatos de queda de braço.
- Apesar disso, o Esporte espetacular chegou a influenciar a prática de diferentes modalidades esportivas no país. Cerca de 20 anos depois da sua estréia, o programa apresentou uma matéria, na qual afirmava que o rodeio no país havia sofrido influências dos torneios realizados nos Estados Unidos, exibidos pelo programa na sua fase inicial. Segundo a reportagem, os peões brasileiros, que na década de 1970 ainda estavam no caminho para a profissionalização, assistiam ao programa e adaptavam o estilo de montaria dos norte-americanos ao brasileiro.
- A primeira equipe do Esporte espetacular reuniu profissionais como Léo Batista, Waldir Mendes, José Luiz Furtado, Luciano do Valle, Ciro José, Juarez Soares, Tércio de Lima, Teti Alfonso, Miriam Delamare e Milton Collen. A coordenação do programa era de Fernando Villela e a direção, de Moacyr Masson. Nessa época, a direção da divisão de Esportes da TV Globo ficava a cargo de Rui Viotti.
- O Esporte espetacular nem sempre adotou a informalidade que o caracterizaria mais tarde. Nos primeiros anos, o apresentador usava sempre terno e gravata, e se expressava numa linguagem bastante formal.
- Na década de 1970, os investimentos da emissora na reportagem esportiva eram precários. Em algumas transmissões, por exemplo, era mantida, ao fundo da fala do apresentador, a locução em inglês do narrador original.
- Ciro José, que fez parte da primeira equipe do Esporte espetacular, lembra das dificuldades para gravar o programa devido ao pouco espaço dedicado ao esporte na programação da TV Globo naquela época. Havia sempre mudanças no horário de exibição do programa. Além disso, a equipe tinha que ficar esperando uma pausa nas gravações dos demais programas da emissora para conseguir vaga nos estúdios, que muitas vezes só estavam disponíveis de madrugada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário