Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

terça-feira, julho 27, 2010

Aniversário de 243 anos de São José dos Campos

História

São José dos Campos.
Em 243 anos, de aldeia a
uma das mais avançadas
cidades do Brasil.
No final do Século XVI, havia um grande vale e um rio.
Neste cenário, os jesuítas instalaram uma fazenda de gado, na verdade uma forma de resistência às incursões de bandeirantes que procuravam cruzar a região para chegar às Minas Gerais. Seu nome: Aldeia do Rio Comprido.
No entanto, em 1611 os religiosos foram obrigados a deixar o local junto com os aldeãos, voltando anos mais tarde a 15 km de distância, remontando a aldeia onde hoje está a Igreja Matriz da cidade.
Um Século e meio depois, mais propriamente em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil, e o então Governador da Capitania de São Paulo, Dom Luíz Antonio de Souza Botelho Mourão (chamado também de Morgado de Mateus), elevou a aldeia à categoria de Vila, que passou a chamar-se São José do Paraíba.

No Século XX, a grande transformação.
São José começou a ganhar destaque no cenário nacional com a inauguração do Sanatório Vicentina Aranha, o maior do país, em 1924.
Mais à frente, em 1935, o desenvolvimento do município ganhou maior impulso, quando passou a ser considerado Estância Climatérica e Hidromineral e obteve investimentos em infraestrutura do governo de Getúlio Vargas.
A instalação do Centro Técnico Aeroespacial – CTA, em 1950 e a inauguração da Rodovia Presidente Dutra, por sua vez, colaboraram decisivamente para que São José se tornasse uma cidade altamente industrializada, com grande crescimento demográfico.
Hoje, um pólo tecnológico, de serviços e lazer.
Além de abrigar indústrias de ponta em vários setores, São José é um centro regional de compras e serviços do Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais. Da mesma forma, oferece uma excelente qualidade de vida aos seus cidadãos e é referência para o turismo, graças ao seu clima agradável, ar puro e valorização do verde em todo o seu território.

Desenvolvido pela Prefeitura da Cidade de São José dos Campos © 2010 Todos os direitos reservados

3 comentários:

  1. Vivi grande parte de minha vida nesta cidade. Cheguei exatamente no fim do ciclo dos "sanatórios" e início da industrialização, com a implantação da indústria aeronáutica e de materiais de defesa nesta cidade, considerada naquela época como estratégica. Por isso mesmo com prefeitos nomeados, geralmente de origem militar.
    Se não fosse este período, São José dos Campos não seria hoje a cidade que é: pujante e centro de tecnologia e produção. Só fico triste ao constatar que as indústrias de defesa como foi o caso da Avibrás e Engesa tenham sido sucateadas pelos governos democráticos que preferiram se dobrar aos interesses das grandes nações.
    Esperemos que em breve possamos retornar à produção da indústria de defesa.
    Embora não tenhamos mais João Verdi, a Avibrás continua de pé, graças à tenacidade e teimosia de nosso povo. Quem sabe possamos retomar este promissor caminho?
    Abraços a todos os amigos joseenses de nascimento e por opção.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo aniversário! Gosto muito da cidade! Sempre quando vou para Minas ou Campos do Jordão passo por ela! Ela também foi a responsável pelo meu primeiro emprego! (rs*) Beijus,

    ResponderExcluir