Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

segunda-feira, junho 14, 2010

Meio Ambiente: Falta de recursos compromete 'recepção' dos pinguins no litoral norte

Primeiro animal chegou neste fim de semana, mas instituto em Ubatuba, responsável pelo tratamento está sem verba

Tem ‘turista’ importante no Litoral Norte. O primeiro pinguim “temporada 2010” foi encontrado em São Sebastião, neste domingo (13). Ele está debilitado e foi recolhido pela Polícia Ambiental e encaminhado ao Instituto Argonauta para tratamento no Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos (CRETA).

Credito:  Divulgação / Instituto Argonauta
Animal estava debilitado no momento em que foi encontrado, em São Sebastião


Credito: Reprodução / Rede Vanguarda O Instituto, porém, informa que esse foi um caso excepcional, pois os trabalhos no CRETA estão suspensos por falta de patrocínio. E a escassez de recursos preocupa, porque se o número de animais que chegarem às praias for grande, não haverá como fazer o tratamento – só em 2008, por exemplo, foram mais de 600 pinguins que chegaram ao litoral.

A área de abrangência do Instituto Argonauta vai de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro a São Sebastião. A responsável pelo Instituto, Paula Baldassin, revelou que desde março de 2009, o Argonauta aguarda uma resposta da Petrobras, principal patrocinadora. A estatal havia feito uma proposta de parceria por 5 anos. “Nós mandamos toda a documentação que nos pediram, mas até agora não nos deram nenhuma resposta”, disse.

Ainda segundo Paula, uma viatura da instituição teve que ser vendida para arcar com os custos e manutenção da organização. “Nesse momento, estamos tirando dinheiro do próprio bolso para fazer o tratamento dos animais”, contou. Atualmente, o Argonauta é responsável pelo tratamento de 10 animais aquáticos.

Como os animais vêm parar no litoral?


A chegada desses animais marca o período de caça. Os pinguins deixam suas colônias na Patagônia, na Argentina, em busca de alimentação. Ao entrar nas correntes marítimas, denominada “Corrente das Malvinas”, eles seguem pelas costas sul e sudeste do Brasil. Os animais mais novos acabam se perdendo do bando e vão parar nas praias do litoral brasileiro. Já alimentados, eles voltam para as colônias para o período de reprodução que vai de outubro a março.

Orientação e como ajudar


A bióloga Paula Baldassin, orienta que caso algum morador ou turista encontre um pinguim na praia, deve tomar alguns cuidados: colocá-lo em uma caixa de papelão com uma toalha seca, e não colocar gelo no bico.

Para ajudar o Instituto Argonauta, você pode entrar em contato pelo (12) 3833-4863 ou pelo site da instituição. O órgão oferece também benefícios fiscais para eventuais doadores. O custo mensal com manutenção dos animais e pagamento de funcionários chega a R$ 4 mil
VNews.

Um comentário:

  1. Eu sei que é sério, mas, estes animais são complicados, todos anos é a mesma coisa, la vem os pinguins aportando em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados do litoral brasileiro, e depois começam a passar calor e ai temos de fretar um avião e levar os "folgados" de volta .... rsrsr

    ResponderExcluir