Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

sábado, junho 12, 2010

Malvinas: Argentina denuncia Reino Unido na OEA

Sul-americanos exigem o direito de discutir a soberania do arquipélago

Malvinas: Argentina denuncia Reino Unido na OEA

DIVULGAÇÃO

Nesta terça-feira, a Argentina denunciou o Reino Unido junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) por conta do impasse acerca das ilhas Malvinas, disputadas entre os dois países desde o final do século retrasado.

Durante a últim

a sessão da 40ª Assembleia Geral da OEA, o chanceler argentino Jorge Taiana (foto) exigiu que o diálogo a respeito da soberania do arquipélago seja retomado com urgência, o que é negado pelos britânicos.

Segundo Taiana, o governo da Grã-Bretanha realizou explorações ilegais e de maneira “unilateral” nas ilhas Malvinas. A proposta foi apoiada pelos países formadores do bloco.

“Essa atividade ilegal traz consigo uma série de riscos para a região em termos de ameaças ambientais, como a que estamos presenciand no Golfo do México”, declarou Taiana. Segundo ele, a prospecção ilegal “pode afetar não somente a Argentina, mas todo o sul da nossa região”.

Taiana ainda criticou a maneira utilizada pelos britânicos para tratar do assunto. “Além disso, [da crise entre os dois países], há o tom agressivo e belicista que pode ser percebido no governo britânico, o que não deixa de ser preocupante para o continente como um todo”, pontuou.
Por: Bruno Pomgas.

2 comentários:

  1. Os argentinos não esquecem as Malvinas. Imagino que os ingleses devem estar fazendo as ilhas de depósito de lixo de todo tipo. Não sei, mas a gente olha pro mapa e não há dúvida de que as "Malvinas são argentinas", como dizia o velho jargão. Os ingleses deviam deixar de ser tão unhas de fome e entregar as Malvinas para os argentinos.

    ResponderExcluir
  2. Seria uma ótima oportunidade para o "nosso" Lula mostrar o esplêndor de sua diplomacia e defender a soberania da ilha para a Argentina. Seria uma atitude muito mais louvável que defender terroristas.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir