Bem Vindo! Você é o Principal Motivo Deste Blog Existir
.

sábado, maio 22, 2010

Queimadas: quem for pego ateando fogo pode pagar multa de até R$ 1 mil em Bragança Paulista

VNews
Fiscalização da lei municipal está reforçada por causa do tempo seco

Em Bragança Paulista foi declarada guerra contra as queimadas. Colocar fogo em terreno pode significar multa de mil reais. A fiscalização da lei municipal está reforçada por causa do tempo seco.

A prática de queimadas é comum na limpeza dos terrenos baldios. Mas para quem pensa que está se livrando dos problemas... "Esse fogo mata a população de microorganismos, de bactérias que tem no solo. Então, o que que acontece, quanto mais você queima, mais infértil fica o solo, ou seja, mais adubo, mais tratamento a pessoa tem que dar pra poder cultivar alguma coisa naquele solo", exlica Joaquim Oliveira, secretário de Meio Ambiente.

Queimada é crime ambiental. Além de multa prevista em uma lei municipal de Bragança, criada o ano passado, agora a fiscalização foi reforçada, porque a fumaça e o tempo seco acaba sendo um risco para a saúde.

Em apenas uma semana, a guarda municipal ambiental multou 10 pessoas e notificou outros 14 donos de terreno. "Primeiro ocorre um trabalho de conscientização da população pra que ela colabore não só com a fiscalização, mas que evitem que ocorram novamente outras queimadas, possam orientar os vizinhos", conta Alexandro de Souza Morais, chefe da divisão de fiscalização.
Seo João Eli agradece. Todos os dias, o zelador sente no ar os riscos desta fumaça. "É difícil, porque é muito baixa a umidade do ar, complicado até pra respirar".

"A fumaça é rica em substâncias tóxicas que podem irritar as vias aéreas, podem causar problemas alérgicos, podem causar problemas principalmente em crianças e idosos", explica Oliveira.

A multa pode ser aplicada ao dono do terreno ou ao causador da queimada. A autuação é feita em caso de flagrante ou por meio de denúncias com provas.

Fumaça Perigosa

Quem coloca fogo em mato leva multa

Nenhum comentário:

Postar um comentário