Fiscalização da lei municipal está reforçada por causa do tempo seco
Em Bragança Paulista foi declarada guerra contra as queimadas. Colocar fogo em terreno pode significar multa de mil reais. A fiscalização da lei municipal está reforçada por causa do tempo seco.
A prática de queimadas é comum na limpeza dos terrenos baldios. Mas para quem pensa que está se livrando dos problemas... "Esse fogo mata a população de microorganismos, de bactérias que tem no solo. Então, o que que acontece, quanto mais você queima, mais infértil fica o solo, ou seja, mais adubo, mais tratamento a pessoa tem que dar pra poder cultivar alguma coisa naquele solo", exlica Joaquim Oliveira, secretário de Meio Ambiente.
Queimada é crime ambiental. Além de multa prevista em uma lei municipal de Bragança, criada o ano passado, agora a fiscalização foi reforçada, porque a fumaça e o tempo seco acaba sendo um risco para a saúde.
Em apenas uma semana, a guarda municipal ambiental multou 10 pessoas e notificou outros 14 donos de terreno. "Primeiro ocorre um trabalho de conscientização da população pra que ela colabore não só com a fiscalização, mas que evitem que ocorram novamente outras queimadas, possam orientar os vizinhos", conta Alexandro de Souza Morais, chefe da divisão de fiscalização.
Seo João Eli agradece. Todos os dias, o zelador sente no ar os riscos desta fumaça. "É difícil, porque é muito baixa a umidade do ar, complicado até pra respirar".
"A fumaça é rica em substâncias tóxicas que podem irritar as vias aéreas, podem causar problemas alérgicos, podem causar problemas principalmente em crianças e idosos", explica Oliveira.
A multa pode ser aplicada ao dono do terreno ou ao causador da queimada. A autuação é feita em caso de flagrante ou por meio de denúncias com provas.
Fumaça Perigosa
Quem coloca fogo em mato leva multa
Nenhum comentário:
Postar um comentário